sexta-feira, 30 de março de 2012

Atividade 2.3- Rosa Elisa




Hipertexto refere-se a um texto em formato digital organizado com diversos links que levam o leitor a novos textos. Textos esses, que transmitem informações referentes ao link de forma que o leitor de interesse mais sobre determinado assunto. Ele pode ou não entrar nos links dispostos nos hipertextos, depende de sua curiosidade e necessidade.
Com relação ao uso de hipertextos no contexto escolar, pode-se afirmar que tal recurso proporciona maior aprendizado ao aluno uma vez que o mesmo tende a participar de forma ativa, atuando junto ao professor de forma on line, pois o aluno é construtor de seu conhecimento e, portanto livre para navegar pelos Lins disponíveis nos hipertextos.
Ao pesquisar o tema na internet, encontrei uma citação muito interessante que agora, compartilho com os colegas:
Lina Morgado (1998), em um estudo intitulado "O lugar do hipertexto na aprendizagem: alguns princípios para a sua concepção", cuja abordagem tem como suporte teórico teorias psicológicas da aprendizagem, faz algumas considerações interessantes sobre as vantagens da aprendizagem através dos sistemas de hipertexto contrapondo-as à possibilidade, segundo alguns, de estarmos diante de mais um meio de acesso à informação, entre muitos.
Verifica, entre os autores que abordam o tema, duas vertentes: autores que o definem como um sistema de aprendizagem em que algum tipo de aprendizagem ocorre da utilização de um sistema de informação e autores que o definem como sistema de ensino, ligado a contextos formais e tarefas orientadas para objetivos.
Encontra, ainda, diferentes perspectivas: aprendizagem por descoberta em que, em uma rede de conhecimentos interligados, o usuário aprenderá explorando e descobrindo no espaço de informações, de modo incidental e pela experiência pessoal; aprendizagem associativa em que o usuário, informalmente, e por fatores motivacionais, realiza algum tipo de aprendizagem; aprendizagem implícita em oposição à aprendizagem explícita.
Há, porém, um certo consenso no sentido de que o hipertexto possibilita um alto grau de autonomia e que contribui para que se expressem estratégias individuais de aprendizagem, sendo o sujeito responsável pelo processo.
Alguns autores adiantam que "instrumentos e características do hipertexto devem ser conseguidos explicitamente para apoiar e facilitar à aprendizagem de per si" (Mayes et al. 1990, pág. 122, citado por Morgado, 1998).


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